Bem-Vindo

O DEINA tem na língua inglesa o eixo congregador das suas múltiplas actividades de ensino e investigação, que se desdobram em quatro vertentes basilares: a Literatura, a Cultura, a Linguística e a Tradução. Desde a sua constituição, em 1976, é também em língua inglesa que todas as unidades curriculares são leccionadas, contrariamente à prática adoptada noutras universidades a nível nacional. Esta opção inovadora tem-lhe valido uma formação contínua e integrada dos seus estudantes no uso e compreensão da língua inglesa, constituindo um apelo adicional aos alunos internacionais que assiduamente o procuram.

Ao longo das suas três décadas e meia de existência, o DEINA vem conquistando um lugar seguro e respeitado no âmbito dos estudos anglísticos em Portugal, exibindo uma produção científica sólida e original dos seus investigadores e oferecendo um leque formativo diversificado, aos níveis do 1º, 2º e 3º ciclos, designadamente:

  • 1º ciclo – São duas as principais licenciaturas em que o DEINA tem um papel preponderante: Línguas e Literaturas Europeias (em especial as suas vertentes “Inglês Monolingue” e “Major Inglês”) e Línguas Aplicadas. Em ambos os cursos, as vagas têm sido sistematicamente preenchidas integralmente na primeira fase de acesso. Além destas licenciaturas, oferece unidades curriculares de língua inglesa (ESP – English for Specific Purposes) aos cursos de Relações Internacionais, Engenharia, Direito, Medicina, Economia, Gestão, Negócios Internacionais, Química, Física e Ciências da Comunicação, entre outros. Sendo o inglês um instrumento privilegiado de promoção da interculturalidade e uma peça fulcral num mundo cada vez mais globalizado, a presença do DEINA nestes cursos é de grande importância, contribuindo para uma formação académica completa de profissionais em áreas do foro cultural, social, técnico, económico e empresarial.
  • 2º ciclo – O Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, agora na oitava edição, é oferta exclusiva do DEINA, tendo funcionado regularmente e com sucesso desde a sua criação, em 1992, e integrado no caminho alterações pontuais que as conjunturas educativas foram ditando. Em paralelo, o DEINA participa em diversos Mestrados da Universidade do Minho, tendo uma quota relevante nos Mestrados em Tradução e Comunicação Multilingue, Mediação Cultural e Literária e Literatura Comparada. Também as ofertas de 2º ciclo do Instituto de Educação (Mestrados em Ensino) contam com a participação do DEINA.
  • 3º ciclo – Para além do doutoramento curricular em Estudos Ingleses, o DEINA oferece doutoramentos nas áreas da Literatura Inglesa, Cultura Inglesa e Linguística Inglesa, chamando a si estudantes de proveniências variadas e perfis diversos, unidos no propósito comum de elevar as suas habilitações académicas ao mais alto patamar da formação científica.

Neste cenário, o DEINA aposta num leque multifacetado de unidades curriculares que reafirmam um intuito de interdisciplinaridade e diversificação, num universo académico em que as questões do multilinguismo, das diásporas e migrações, da globalização, das identidades em mutação e dos conflitos étnicos, culturais e religiosos obrigam a uma abordagem das produções linguísticas e literárias à luz de novos desafios e paradigmas. A título de exemplo, algumas das áreas disciplinares inovadoras que o DEINA tem incrementado são os Estudos Pós-Coloniais, os Estudos de Género, os Estudos Interculturais de Tradução, a Análise Crítica do Discurso, os Estudos Performativos e Cinematográficos e as Poéticas Interartes.